Antes de iniciarmos, vamos falar um pouquinho sobre essa estrutura.
A articulação do joelho contém um menisco lateral e medial, que atuam absorvendo impactos e como transdutores de força. Os meniscos possuem uma leve concavidade, o que melhora o encaixe entre o fêmur e a tíbia e melhora a estabilidade geral da articulação.
- As lesões do menisco podem ser de natureza traumática ou degenerativa e são mais comuns em atletas que participam de esportes (futebol, basquete, voleibol, etc.).
- Sintomas associados a uma lesão meniscal são geralmente relatados como dor no joelho, travamento, travamento para flexionar o joelho ou qualquer combinação desses sintomas.
Também deve ser observado que uma grande porcentagem da população assintomática apresenta rupturas de menisco na RNM e não apresenta sintomas. Portanto, não se preocupe imediatamente se vir evidências de alterações do menisco em uma ressonância magnética. Em vez disso, concentre-se em melhorar seu nível de função e reduzir o quadro de dor. Muitos problemas de menisco podem ser resolvidos com tratamento conservador.
Em termos de reabilitação, exercícios que estimulam a mobilidade do joelho, o controle motor e a força devem ser utilizados e o uso da eletrotermofototeria pois podem ajudar a reduzir a dor e melhorar a função. Agende sua avaliação conosco.
Fisioterapeuta Responsável
Ana Luiza Gonçalo
CREFITO: 354603-F